Ícone do site Pauta Capital

Cancelamentos de planos de saúde atingem beneficiários com pagamentos em dia e geram debate na Câmara dos Deputados.

Nesta terça-feira (25), as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Saúde da Câmara dos Deputados irão promover uma audiência pública para discutir os cancelamentos unilaterais de planos de saúde de pessoas com deficiência e doenças graves realizados pelas operadoras dos planos. O debate, solicitado pela deputada Maria Rosas (Republicanos-SP), está marcado para as 16 horas, no plenário 13.

Segundo informações do Procon de São Paulo, houve um aumento significativo de 85% nas reclamações dos consumidores em relação a esses cancelamentos entre abril e maio deste ano. A deputada Maria Rosas expressou sua preocupação com a situação, ressaltando que até mesmo beneficiários que estavam em dia com o pagamento tiveram seus planos de saúde cancelados, deixando-os em uma posição de extrema vulnerabilidade.

Diante desse cenário, a ética e a legalidade das práticas adotadas pelas operadoras de planos de saúde estão sendo questionadas. Para tentar solucionar o problema, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou recentemente um acordo com as operadoras para suspender os cancelamentos.

A audiência pública prevista para hoje será interativa, com uma lista de convidados e a possibilidade para o público enviar perguntas. A discussão é de extrema importância, pois o cancelamento unilateral de planos de saúde pode ter consequências graves para os beneficiários, especialmente para aqueles que possuem deficiências ou doenças crônicas.

A situação levantada por Maria Rosas coloca em evidência a necessidade de uma regulamentação mais rígida e eficiente para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados pelas empresas de planos de saúde. Espera-se que a audiência contribua para a busca de soluções que protejam os interesses e a saúde da população.

Sair da versão mobile