Policiais alagoanos ministram curso de Gestão de Crise de Segurança no Maranhão em parceria com a SSP

Na tarde de segunda-feira (24), quatro policiais militares alagoanos, sendo dois deles da Chefia Especial de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Cheisp), iniciaram a ministração de instruções no 1º Curso de Plano de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades, promovido pela Polícia Militar do Maranhão. A capacitação, que conta com o apoio do Governo Federal através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, tem como objetivo principal capacitar servidores da segurança pública em diferentes níveis, abordando temas como atendimento a crises complexas, domínio de cidades e elaboração de planos de defesa para combate ao crime organizado.

O curso, coordenado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM-MA, terá duração até sexta-feira (28) e conta com a participação de experientes policiais alagoanos, que já trabalharam em ações de alta complexidade e intensidade. Durante a capacitação, os instrutores alagoanos irão compartilhar suas experiências e auxiliar na formulação de estratégias para o enfrentamento de ocorrências desafiadoras, como ataques a instituições financeiras.

Segundo o tenente-coronel Raumário Jerônimo, chefe especial de Inteligência da SSP/AL e coordenador da comissão alagoana no curso, a troca de informações é fundamental para fortalecer as ações de combate ao crime. A equipe de instrutores também está apresentando o Programa Coruja, que visa prevenir crimes com base em evidências registradas pela comunidade, através de estratégias como Ambiente Defensável, Mapeamento Criminal e Ações de Segurança Pública Preditivas.

A solenidade de abertura do curso contou com a presença de autoridades da segurança pública e representantes de instituições financeiras e segurança privada. Durante a capacitação, serão abordadas disciplinas como Domínio de Cidades, Preservação de Local de Crime, Análise de Risco e Legislação Aplicada, ministradas por instrutores da Polícia Federal, Polícias Militares de outros estados, bombeiros militares e representantes do Ministério Público do Maranhão.

Com a participação ativa dos instrutores alagoanos, espera-se que o curso contribua para o fortalecimento das ações de segurança pública no Maranhão e para a integração entre os diversos órgãos de combate ao crime. A iniciativa demonstra o reconhecimento nacional do trabalho realizado em Alagoas e a disposição do estado em colaborar com outras unidades da federação na luta contra a criminalidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo