Ícone do site Pauta Capital

Campinas recebe título de capital nacional da ciência, tecnologia e inovação pela Câmara dos Deputados em projeto aprovado.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (26), o Projeto de Lei 3680/23, que concede à cidade de Campinas (SP) o título de capital nacional da ciência, tecnologia e inovação. A proposta, de autoria do deputado Jonas Donizette (PSB-SP), será agora encaminhada ao Senado para apreciação.

Campinas foi escolhida para receber esse título devido ao seu destacado ecossistema nacional de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O município abriga indústrias de base tecnológica, centros de pesquisa, universidades e quatro parques tecnológicos, o que o coloca como um dos principais polos tecnológicos do Brasil.

De acordo com o relator do projeto, deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP), Campinas é reconhecida como um dos principais centros de inovação do país. Lá estão localizados os maiores centros nacionais de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além da renomada Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), instituição com o maior número de patentes registradas no Brasil.

A cidade é conhecida como o Vale do Silício brasileiro, devido à sua economia voltada para a inovação e ao grande número de empresas de tecnologia da informação sediadas no local. Campinas também se destaca por abrigar o acelerador de partículas Sirius, infraestrutura fundamental para a investigação da estrutura atômica de substâncias e que contribui para o desenvolvimento de novos materiais, medicamentos e compostos de nanotecnologia.

Com um cenário tecnológico nacional e internacional relevante, a cidade de Campinas se consolida como um dos principais polos de ciência, tecnologia e inovação da América Latina. Mais informações sobre a aprovação do Projeto de Lei 3680/23 serão divulgadas em breve.

Por Tiago Miranda, com edição de Pierre Triboli.

Sair da versão mobile