Deputado propõe documento de identidade funcional digital para agentes de segurança em Alagoas

Na sessão do Parlamento alagoano desta quarta-feira, dia 26, foi discutido e votado um projeto de lei que propõe a criação de um documento de identidade funcional em formato digital para os policiais militares, policiais civis e demais agentes de segurança pública do Estado. O projeto de lei nº 116/2023, de autoria do Deputado Delegado Leonam, do partido União Brasil, recebeu pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça e de Direitos Humanos e Segurança Pública da Casa, sendo aprovado em segundo e último turno.

O Deputado Leonam destacou que a proposta segue uma tendência moderna de documentação, já que atualmente é possível emitir documentos de identidade digitalizados, como a carteira da OAB e a Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, a medida visa trazer mais segurança aos agentes públicos, que muitas vezes estão em risco mesmo quando não estão em serviço e precisam ser identificados.

Segundo o projeto de lei, o documento de identidade funcional dos policiais militares, policiais civis e agentes de segurança pública de Alagoas, em serviço ativo ou aposentados, será expedido pela Secretaria de Segurança Pública no formato digital. O documento continuará a ser emitido em meio impresso, sendo a versão digital uma complementação eletrônica. A proposta também prevê que o documento seja válido em todo o Estado e para todos os fins legais, tanto internos quanto externos às respectivas corporações.

A apresentação do documento de identidade funcional digital terá a mesma eficácia jurídica que a versão impressa, sendo aceita por pessoas físicas e jurídicas, de direito público e privado. Com isso, o projeto busca facilitar a vida dos agentes de segurança pública e modernizar os procedimentos burocráticos, acompanhando as inovações tecnológicas da atualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo