Projeto de Lei que cria o Programa Pequenos Escritores é aprovado pela CCJ da Câmara dos Deputados, estimulando a produção de textos nas escolas.

Na noite de 26 de junho de 2024, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1224/11, que institui o Programa Pequenos Escritores nas escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio. A proposta, apresentada pelo deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG) em conjunto com o ex-deputado Ricardo Izar, tem como objetivo fomentar a leitura e a produção de textos entre os alunos, estimulando sua participação ativa na criação literária.

O relator do projeto na CCJ, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), destacou a importância do programa para o desenvolvimento educacional e cultural dos estudantes. Ele ressaltou a necessidade de criar oficinas de leitura e escrita nas escolas, bem como de promover a divulgação e lançamento das obras produzidas pelos alunos em ambientes externos à instituição de ensino.

As finalidades do Programa Pequenos Escritores são diversas, incluindo o estímulo ao desempenho escolar dos alunos, o incentivo à participação da iniciativa privada na educação e a valorização e motivação das crianças e jovens. Além disso, o texto aprovado prevê que o Poder Executivo será responsável por definir o órgão competente para acompanhar e fiscalizar a execução do programa.

Durante a tramitação do projeto, foram apresentadas emendas que alteraram alguns pontos da proposta original. O relator, Aureo Ribeiro, acatou as emendas da Comissão de Finanças e Tributação que retiraram a previsão de repasses de verbas da União para Estados e Municípios financiarem o programa, bem como a determinação de que as despesas decorrentes da execução da lei seriam cobertas por dotações orçamentárias próprias.

Com a aprovação na CCJ, o Projeto de Lei 1224/11 seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara. A iniciativa visa fortalecer o ensino da escrita e da leitura nas escolas públicas brasileiras, proporcionando aos estudantes uma experiência enriquecedora e incentivando seu potencial no campo da literatura.

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