Abertura das comemorações pelos 200 anos da Confederação do Equador em Pernambuco conta com presença da senadora Teresa Leitão.

No próximo dia 2 de julho, terça-feira, Pernambuco dá início às comemorações dos 200 anos da Confederação do Equador, movimento revolucionário que marcou a história do Nordeste do Brasil. O evento de abertura está marcado para as 16h, no Centro Cultural Eufrásio Barbosa, em Olinda, e contará com a presença ilustre da senadora Teresa Leitão (PT-PE), presidente da comissão temporária do Senado responsável por coordenar as atividades de celebração desse bicentenário.

No dia seguinte, quarta-feira (3), o Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico do Estado, em Recife, recebe uma série de palestras que abordarão diferentes aspectos relacionados à Confederação do Equador. Dentre os temas abordados, destacam-se “Personagens da Confederação do Equador no Ceará”, por Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, e “A Confederação do Equador como primeira revolução constitucionalista do Brasil”, por André Heráclio do Rêgo.

Além disso, nos dias 1º e 2, os membros da comissão temporária realizarão uma pesquisa de material iconográfico e documentação na Vila Digital da Fundação Joaquim Nabuco, em busca de informações importantes para enriquecer as comemorações.

A Comissão Temporária em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador foi criada em 2023 e conta com a participação de diversos senadores, tendo como principal objetivo planejar e coordenar as atividades relacionadas a esse momento histórico tão significativo para a região.

A Confederação do Equador foi um movimento que desafiou a monarquia de Dom Pedro I e defendeu a implantação de um regime republicano. O movimento foi duramente reprimido na época, resultando na condenação à morte de diversas pessoas, incluindo o Frei Joaquim do Amor Divino, Frei Caneca, que se tornou um herói para os revolucionários.

Este evento histórico será celebrado com uma série de atividades ao longo do ano, ressaltando a importância e o legado deixado pela Confederação do Equador na luta pela independência e democracia no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo