Estudo aponta que valor das ações da Sabesp está subestimado em processo de privatização, revela pesquisa encomendada por especialistas

Um estudo realizado por especialistas e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema) revelou que o valor das ações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que está em processo de privatização, está subestimado. De acordo com a pesquisa, divulgada parcialmente nesta quinta-feira (27), o preço atual da ação da Sabesp, negociada por cerca de R$ 74, deveria ser aproximadamente R$ 100.

Essa valorização do papel se justifica porque os custos previstos para a Sabesp alcançar a universalização do saneamento básico no estado podem ser até 30% ou 40% menores do que o governo do estado estimou. A universalização do saneamento até 2029 é uma das condições dos contratos de privatização.

O economista e ex-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e da Associação de Profissionais Universitários da Sabesp (APU), Hugo Sérgio de Oliveira, afirmou que cerca de 30% a 40% das ligações de água e esgoto previstas estão em excesso, o que representa uma superdimensionamento nos planos do governo.

Com custos menores para atingir a universalização, o fluxo de caixa futuro da Sabesp seria maior, justificando o aumento no valor das ações. Oliveira destacou que houve uma redução de cerca de 15 milhões de reais nos custos previstos, o que faria com que os investimentos necessários fossem de 45 bilhões ao invés de 60 bilhões.

O estudo será encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) nos próximos dias pelo Sintaema, a fim de questionar a privatização da companhia. Até o momento, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado de São Paulo, responsável pelo processo de privatização, ainda não se pronunciou sobre o assunto. A análise mostra uma perspectiva mais positiva em relação ao potencial financeiro da Sabesp, indicando que o valor das ações pode ser maior do que está sendo atualmente avaliado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo