Ícone do site Pauta Capital

Letalidade violenta no Rio de Janeiro tem queda de 21% nos primeiros cinco meses do ano, aponta Instituto de Segurança Pública

A letalidade violenta no estado do Rio de Janeiro apresentou uma significativa redução nos primeiros cinco meses deste ano, com uma queda de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que a diminuição nos índices de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, morte por intervenção de agente do Estado e roubo seguido de morte (latrocínio) contribuiu para a menor quantidade de vítimas desde 1991.

No total, foram registradas 1.601 mortes de janeiro a maio de 2023, contra 2.023 no mesmo período de 2022, totalizando 422 vítimas a menos. Além disso, os números apontam para uma redução de 7% em maio deste ano em comparação com o mesmo mês do ano anterior. A queda também se estende a outros crimes contra a vida, como as mortes por intervenção de agente do Estado, que tiveram uma diminuição de 40% em 152 dias, o menor percentual desde 2014.

Os roubos de carga também apresentaram quedas expressivas, com uma diminuição de 46% nos primeiros cinco meses do ano, o menor número em 25 anos. As polícias Civil e Militar realizaram cerca de 17.924 prisões e cumpriram mais de 6 mil mandados de janeiro a maio, representando um aumento de 10% e 34%, respectivamente. Além disso, mais de duas mil armas de fogo foram retiradas das mãos de criminosos, incluindo 307 fuzis.

A diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, ressaltou a importância das estratégias de policiamento baseadas em dados para a redução dos indicadores de criminalidade no estado. Ela destacou que o planejamento com base em evidências é fundamental para a segurança pública e que o monitoramento diário de cada região tem sido um grande aliado para as reduções históricas na letalidade violenta e o aumento da produtividade policial.

Sair da versão mobile