Ícone do site Pauta Capital

Ministro do STF concentra poder de censura nas redes sociais, critica senador Marcos do Val em pronunciamento no Senado.

Em um discurso no Plenário nesta quarta-feira (26), o senador Marcos do Val (Podemos-ES) fez duras críticas ao que ele descreve como um regime de censura implantado no Brasil, substituindo a democracia. O parlamentar expressou sua preocupação com o Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em sua visão, confere a um único ministro da Corte um poder excessivo sobre as redes sociais.

Segundo Marcos do Val, esse ministro tem a capacidade de decidir unilateralmente quem pode ou não se expressar nas plataformas digitais, incluindo parlamentares. O senador enfatizou a garantia constitucional de liberdade de expressão, mas sugeriu que essa garantia está sendo negligenciada no atual cenário político.

Em um momento específico de seu discurso, Marcos do Val criticou diretamente a atuação do ministro Alexandre de Moraes, que, em junho de 2023, determinou o bloqueio das redes sociais do senador. As contas do parlamentar só foram reativadas recentemente, após 11 meses de interrupção.

O impacto desse bloqueio nas redes sociais do senador foi sentido de forma significativa, com uma redução drástica no número de seguidores e engajamento. Marcos do Val destacou a queda no número de espectadores durante suas transmissões ao vivo, passando de milhares para apenas algumas centenas.

A situação levantada pelo senador evidencia a tensão entre a liberdade de expressão e as medidas de combate à desinformação adotadas por algumas instâncias do poder judiciário brasileiro. As críticas de Marcos do Val ressaltam a importância do debate sobre os limites da atuação do Estado na regulação da comunicação digital e na garantia dos direitos democráticos dos cidadãos.

Sair da versão mobile