Projeto de Lei propõe prazo de até 60 dias para início do tratamento de pessoas com autismo no SUS e planos de saúde.

Na data de 27/06/2024, a deputada Clarissa Tércio, do Partido Progressista de Pernambuco, apresentou o Projeto de Lei 1589/24, que tem como objetivo estabelecer um prazo máximo de até 60 dias para que o tratamento de pessoas com transtorno do espectro autista seja iniciado no Sistema Único de Saúde (SUS) ou por meio de planos de saúde privados. O projeto é fundamental para garantir o acesso rápido e eficaz aos serviços de saúde necessários para esses indivíduos.

A proposta em análise na Câmara dos Deputados propõe incluir essa medida na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, reforçando a importância de assegurar o acesso a diagnósticos precoces, atendimentos multidisciplinares e ações de saúde para essa parcela da população. A deputada Clarissa Tércio ressalta que muitas vezes os pacientes autistas enfrentam dificuldades para iniciar seus tratamentos, seja na rede pública ou privada de saúde, havendo casos em que é necessário recorrer ao Poder Judiciário para garantir esse direito.

“A estabelecimento de um prazo fixo para o início do tratamento é fundamental para concentrar esforços na assistência a esses pacientes”, pontua a autora do projeto. A proposta seguirá para análise nas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, de Saúde e de Constituição e Justiça e de Cidadania, sendo um passo importante para sua possível transformação em lei.

Para que o Projeto de Lei 1589/24 se torne efetivamente uma lei, precisará ainda passar pelo crivo dos senadores. A expectativa é de que a proposta seja debatida e votada de acordo com os trâmites legais estabelecidos para sua aprovação. A iniciativa de Clarissa Tércio visa garantir uma atenção mais rápida e eficiente às pessoas com autismo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o respeito aos seus direitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo