Ícone do site Pauta Capital

Chegada de mais uma equipe da Força Nacional reforça combate aos incêndios no Pantanal do Mato Grosso do Sul

As equipes de combate aos incêndios no Pantanal receberam um reforço importante com a chegada de mais uma equipe da Força Nacional a Corumbá, no Mato Grosso do Sul. O efetivo se juntará às equipes locais, que já estão atuando em 13 bases avançadas espalhadas pelo bioma. De acordo com informações do governo do Mato Grosso do Sul, as equipes do Rio Grande do Sul, compostas por 42 integrantes, chegaram na tarde de sexta-feira (29) para se juntar aos outros integrantes da Força Nacional que já estavam na região desde quinta-feira (28), vindos do Distrito Federal e do Tocantins. Ao todo, 82 homens e mulheres da Força Nacional estão agora em Corumbá.

A expectativa é de que, com esse reforço, seja possível reduzir o tempo de resposta no combate aos incêndios florestais que assolam a região. Desde abril, mais de 400 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul já estão envolvidos nas ações de combate, todos orientados pelo Sistema de Controle de Incidentes, com sede em Campo Grande.

Segundo dados divulgados pelo governo estadual, mais de 520 mil hectares do Pantanal do Mato Grosso do Sul já foram queimados este ano. Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, mais conhecido como Conselhão, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou que 85% dos incêndios no bioma ocorrem em terras privadas e são provenientes de ação humana.

Marina Silva ressaltou a preocupação com a influência das ações humanas no agravamento da situação, principalmente devido aos efeitos da mudança do clima. A ministra alertou para a intensificação dos eventos climáticos extremos, como ondas de calor, secas e enchentes, como sinais claros da realidade das mudanças climáticas que já estão impactando o planeta. Em Corumbá, a ministra destacou que metade dos incêndios em Mato Grosso do Sul estão concentrados no município, reforçando a relação entre desmatamento e ocorrência de incêndios.

Sair da versão mobile