Ícone do site Pauta Capital

FAB realiza três voos com KC-390 Millennium para combate às queimadas no Pantanal neste sábado.

Neste sábado (29), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou mais uma operação para combater os incêndios no Pantanal. A aeronave KC-390 Millennium decolou às 11h20 com 12 mil litros de água a bordo, pronta para ajudar no combate aos focos de fogo que assolam a região. Essa ação é parte de uma série de voos programados para auxiliar no controle das queimadas.

No dia anterior, o Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis, realizou o primeiro voo real de combate ao fogo com o KC-390. Na ocasião, cerca de 12 mil litros de água foram transportados de Corumbá (MS) para a região do Pantanal. A água foi lançada em um dos focos de incêndio identificados pelo Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul.

Para o dia de hoje, estão previstos três voos de aproximadamente 35 minutos cada, com o objetivo de lançar mais 12 mil litros de água em pontos estratégicos. Além disso, um produto químico retardante está sendo adicionado à água para aumentar a eficácia no combate às chamas.

Diversas instituições, como o Corpo de Bombeiros estadual e agências governamentais, estão atuando em conjunto para combater os incêndios. A FAB utiliza a aeronave KC-390, desenvolvida pela Embraer, equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios, que permite o lançamento de grandes quantidades de água de forma precisa e eficiente.

As operações de combate às queimadas levam em consideração as condições adversas da região, como baixa altitude, baixa velocidade e altas temperaturas. Mesmo diante desses desafios, a FAB se mantém atuante na tentativa de conter os incêndios que ameaçam a fauna e a flora do Pantanal. A esperança é de que, com o empenho de todos os envolvidos, seja possível proteger esse importante bioma brasileiro.

Sair da versão mobile