Deputados aprovam projeto de lei para combate a golpes financeiros contra idosos em Alagoas. Medida busca proteger vítimas e conscientizar a sociedade.

Na sessão ordinária desta segunda-feira, os parlamentares presentes na Assembleia Legislativa de Alagoas apreciaram 14 itens na ordem do dia, com destaque para o projeto de lei ordinária nº 644/2023, que institui a Campanha de Combate a Golpes Financeiros Praticados Contra Idosos. De autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), a matéria foi aprovada em 1º turno pelos parlamentares, com o objetivo de reduzir o registro de golpes contra idosos, muitas vezes realizados até mesmo por membros de suas próprias famílias.

O foco principal da campanha é proteger as vítimas e incentivar a participação da sociedade no combate, auxílio e atenção às movimentações financeiras dos idosos. Dentre as ações previstas no projeto estão medidas de prevenção e repressão aos crimes de estelionato contra os idosos, proteção e auxílio às vítimas de golpes financeiros, divulgação massiva dos golpes mais comuns contra esse grupo vulnerável e orientação sobre como agir em caso de suspeita de golpe.

Segundo o deputado Alexandre Ayres, os idosos são frequentemente alvos de golpes financeiros, incluindo abordagens próximas a caixas eletrônicos e o chamado “bilhete premiado”, além de empréstimos feitos sem consentimento. O parlamentar ressalta a importância de campanhas contínuas para proteger essa parcela significativa da população.

Após a aprovação em 1º turno, o projeto ainda precisa passar por mais uma discussão em plenário e ser votado em 2º turno antes de ser encaminhado ao Poder Executivo para se tornar lei. A expectativa é que a iniciativa ajude a reduzir o número de golpes financeiros contra idosos e promova a conscientização sobre a importância de proteger essa parcela da sociedade. Com a aprovação do projeto, espera-se uma maior proteção e assistência aos idosos vítimas de golpes financeiros no estado de Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo