Ex-diretora da Americanas tem passaporte apreendido ao chegar no Brasil vinda de Portugal após Operação Disclosure da PF

Na manhã desta segunda-feira (1º), a Polícia Federal (PF) apreendeu o passaporte da ex-diretora da Americanas, Anna Cristina Ramos Saicali, no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A executiva, que retornou de Portugal, entregou o documento devido a uma decisão da Justiça por volta das 7h30, acompanhada de seu advogado. Com a sua volta ao Brasil, Anna Cristina foi retirada da lista de procurados da Interpol, uma vez que era alvo de um mandado de prisão convertido em medida cautelar para não se ausentar do país.

A ação da PF faz parte da Operação Disclousure, que investiga fraudes contábeis realizadas por Anna Cristina e pelo ex-CEO do Grupo Americanas, Miguel Gutierrez. A fraude resultou em um prejuízo bilionário para a empresa. Gutierrez, que atualmente reside em Madrid, na Espanha, foi preso na última semana e posteriormente liberado.

Em nota, a defesa de Gutierrez afirmou que o ex-CEO tem colaborado com as autoridades e negou qualquer envolvimento nas fraudes. Já a Americanas S.A., em comunicado divulgado no ano passado, informou ter sido vítima de fraudes contábeis que atingiram o montante de R$ 25,3 bilhões. As irregularidades foram realizadas para inflar os resultados, pagar acionistas e gerar maior recolhimento de impostos.

Além disso, foram identificadas outras manipulações contábeis, como contratos artificiais de Verba de Propaganda Contratada e não lançamento de juros sobre operações financeiras. O Balanço Patrimonial da companhia, divulgado em setembro do ano passado, apresentou dados contabilizados de forma inadequada, o que permitiu uma redução da dívida financeira bruta em bilhões de reais.

A PF continua investigando o caso e tomando as medidas necessárias para apurar as responsabilidades dos envolvidos nas fraudes contábeis da Americanas. O desdobramento dessa operação é aguardado com grande expectativa pelos órgãos responsáveis e pela opinião pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo