Fapesp anuncia reajuste de bolsas de pesquisa para estimular ciência, tecnologia e inovação no Estado de São Paulo.

O Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciou um reajuste no valor das bolsas de doutorado, pós-doutorado, mestrado e iniciação científica oferecidas pela instituição. Além disso, os bolsistas de pós-doutorado agora terão o ressarcimento do dispêndio com previdência social garantido.

Essa decisão foi tomada com o objetivo de estimular a ciência, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, conforme destacado pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan. A intenção é combater a desmotivação dos jovens em relação à pesquisa científica e a fuga de talentos do país, atraindo e retendo mais profissionais qualificados em São Paulo.

Os novos valores das bolsas entrarão em vigor a partir de 1º de agosto e já estão disponíveis no site da Fapesp. Segundo nota divulgada pelo Conselho Superior da instituição, a formação de pessoal qualificado é uma das missões centrais da Fapesp e a incerteza em relação ao futuro da atividade científica no Brasil demanda ações eficazes para preservar a continuidade da formação de pesquisadores.

A nota destaca a importância de oferecer bolsas mais atrativas e competitivas, assim como a cobertura previdenciária para os pesquisadores que concluíram o doutorado. Essas medidas fazem parte de um programa mais amplo de retenção e atração de talentos internacionais para o Estado de São Paulo, especialmente focado na nova geração de pesquisadores e empreendedores.

Com essas iniciativas, a Fapesp reforça seu compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico, buscando garantir a solidez do sistema de ciência, tecnologia e inovação tanto em nível estadual quanto nacional. A expectativa é de que os reajustes nas bolsas e outras medidas contribuam significativamente para o avanço da pesquisa no estado e para a formação de novos líderes na área.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo