Inscrições abertas para o Prêmio EBC de Comunicação Pública com foco no Combate à Desinformação: participe agora!

Iniciaram nesta segunda-feira (1) as inscrições para o Prêmio EBC de Comunicação Pública, com destaque para o eixo voltado ao Combate à Desinformação, o primeiro a receber inscritos. Os interessados devem acessar o site oficial do prêmio para consultar o regulamento e realizar a inscrição. Além disso, o site também disponibiliza informações sobre o Festival de Música da Rádio Nacional e o Prêmio Rádio MEC, que fazem parte dos eixos culturais da premiação.

O presidente da EBC, Jean Lima, ressalta a importância dessa iniciativa, que visa fortalecer e valorizar os campos da comunicação e da cultura brasileira. Com o foco em jornalismo, audiovisual e música clássica e popular, a premiação busca abranger diversos segmentos da comunicação pública.

O Prêmio EBC de Comunicação Pública está dividido em duas vertentes: uma destinada aos veículos de comunicação, empresas e organizações da sociedade civil; e outra direcionada aos profissionais das instituições parceiras da EBC que compõem a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), com trabalhos de rádio e TV.

No âmbito musical, o Festival de Música da Rádio Nacional e o Prêmio Rádio MEC são essenciais para valorizar a produção de novos talentos. O Festival da Rádio Nacional, que ocorre desde 2009, dará oportunidade para artistas de todo o Brasil se inscreverem e terem suas músicas tocadas na programação da rádio. Já a premiação da Rádio MEC destaca talentos tanto na música clássica e instrumental como na produção radiofônica.

No eixo audiovisual, o Prêmio TV Brasil de Exibição estabelece parcerias com festivais renomados no Brasil, garantindo a exibição dos trabalhos vencedores na TV Brasil. Este ano, a EBC já premiou quatro projetos para exibição no FICI, Festival Internacional de Cinema Infantil.

Para participar do Prêmio EBC de Combate à Desinformação, os trabalhos devem ter sido produzidos e publicados entre 1º de junho de 2021 e 1º de junho de 2024. As inscrições podem ser feitas por meio do site do prêmio. As melhores produções serão escolhidas por comissões que contemplam representantes da EBC, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, organizações internacionais e instituições de pesquisa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo