Primeira reunião da Câmara de Estudos Políticos da Vice-Governadoria presidida por Ronaldo Lessa apresenta dados de pesquisas e propostas políticas.

Na tarde de segunda-feira, dia 01 de julho de 2024, o vice-governador Ronaldo Lessa presidiu a primeira reunião da recém-criada Câmara de Estudos Políticos da Vice-Governadoria. O encontro teve como objetivo apresentar os dados de pesquisas referentes aos três eixos iniciais de estudo: Democracia na Contemporaneidade, Política e Juventude, e Desenvolvimento Social e Econômico.

A iniciativa para a criação da câmara partiu do vice-governador em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), que indicou professores doutores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para analisar cientificamente os indicadores, identificar os gargalos existentes e propor políticas públicas para superá-los. O lançamento oficial da Câmara está previsto para o final do mês de julho.

Durante a reunião, estiveram presentes o vice-governador Ronaldo Lessa, a coordenadora da Câmara de Estudos Políticos, Luciana Santana, e o Diretor Científico e de Inovação da FAPEAL, João Vicente Lima. Lessa ressaltou a importância da criação da Câmara e destacou a necessidade de avanços não apenas tecnológicos, mas também humanos. Vicente avaliou que a produção de conteúdos inteligentes é fundamental para combater a política conservadora.

Os participantes discutiram os eixos de estudo, como o Desenvolvimento Social e Econômico, que visa refletir sobre o crescimento econômico aliado a mudanças estruturais que melhorem a qualidade de vida da população e garantam direitos humanos. Além disso, o grupo abordou questões relacionadas à Democracia na Contemporaneidade e à Política e Juventude, discutindo desafios políticos e sociais.

A presença de Alexandre Lino, presidente do Sindicato dos Jornalistas e gerente de jornalismo da SECOM-AL, enriqueceu o debate sobre o papel do jornalismo no enfrentamento às grandes empresas de tecnologia. Com a participação ativa de líderes, acadêmicos e profissionais, espera-se que essa iniciativa contribua para uma visão política e social que impulsione o estado de Alagoas para um futuro mais justo e próspero.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo