Escolas têm até o dia 10 para inscrever projetos na Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Ufal: Inscrições abertas!

Escolas de Alagoas têm até o dia 10 de julho para inscrever projetos na Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento, conhecido como Sinpete, promove a divulgação e popularização da ciência entre os alunos da Educação Básica.

As inscrições já estão abertas e as atividades estão previstas para acontecer em outubro, nos municípios de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. Escolas públicas e privadas podem inscrever projetos que abordem soluções para demandas educacionais, sociais e ambientais. Além disso, os professores da Educação Básica também podem ministrar minicursos, oficinas, palestras ou lançar livros durante o evento.

As escolas também têm a opção de inscrever turmas de 15 a 45 estudantes, acompanhados por no mínimo dois servidores da instituição, para participar de visitas guiadas no evento. As visitações acontecerão nos campi e unidades da Ufal em Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.

Na última edição da Sinpete, a rede estadual de ensino levou 63 trabalhos para o evento, sendo premiadas 13 propostas de oito escolas estaduais. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresentou os projetos desenvolvidos na rede estadual no stand do evento.

A secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Sueleide Duarte, elogiou a iniciativa da Sinpete, destacando a importância da pesquisa e da ciência na educação. A coordenadora da Sinpete, Vera Pontes, ressaltou o crescimento do evento nos últimos anos, afirmando que a Sinpete se tornou o maior evento de divulgação e popularização da ciência na Educação Básica em Alagoas.

A Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Ufal é uma oportunidade para incentivar o interesse pela ciência entre os estudantes e promover a integração entre escolas e universidade por meio da pesquisa e da inovação. A participação no evento contribui para a melhoria do ensino e aprendizagem, além de combater o abandono escolar e fomentar a iniciação científica nas escolas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo