Ícone do site Pauta Capital

Crise no setor rural de Roraima: infestação de lagartas coloca estado à beira de crise humanitária e econômica.

O senador Chico Rodrigues, do PSB-RR, fez um importante pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (3), alertando para a grave crise que o setor rural de Roraima está enfrentando. Segundo o parlamentar, a região foi atingida por uma infestação de lagartas, possivelmente relacionada ao fenômeno climático El Niño, o que está gerando uma situação de crise humanitária e econômica sem precedentes.

De acordo com Rodrigues, mais de 7 mil cabeças de gado já morreram em menos de dois meses devido a esse desastre ambiental, potencializado pela ação do El Niño, que agravou a seca na região e favoreceu a proliferação das lagartas. O senador destacou que a escassez de chuvas e o excesso de calor permitiram que esses insetos se multiplicassem descontroladamente, devastando pastagens e plantações, afetando diretamente a principal fonte de alimento do gado.

O impacto econômico dessa situação é estimado em R$ 63 milhões, causando incerteza quanto ao futuro de milhares de famílias, especialmente dos pequenos produtores da agricultura familiar. Além disso, toda a cadeia produtiva da carne em Roraima foi prejudicada. Para lidar com essa crise, o senador ressaltou a importância de ações coordenadas entre os governos federal, estadual e municipal.

Chico Rodrigues também destacou a relevância do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater) no diagnóstico da situação e na implementação de medidas para controlar as pragas e recuperar as pastagens. Ele ressaltou a necessidade de apoio de outros órgãos governamentais para fortalecer as atividades do Iater no campo.

O senador ainda pediu ao governo federal, especificamente ao Ministério da Agricultura, a liberação emergencial de recursos para a utilização de tecnologias modernas, como drones, no replantio de pastagens e na aplicação de defensivos. Essas ações são fundamentais para trazer esperança e soluções definitivas para os agricultores que dependem dessa ajuda.

Sair da versão mobile