Ícone do site Pauta Capital

Subcomissão do Ceeja elege presidente e aprova plano de trabalho para acompanhar políticas de Educação de Jovens e Adultos.

A Subcomissão Permanente de Acompanhamento das Políticas de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) teve uma reunião bastante produtiva nesta quarta-feira (3), onde foram eleitos os representantes do colegiado e aprovado o plano de trabalho para os próximos meses. Com o objetivo de acompanhar e promover políticas educacionais direcionadas à população jovem e adulta do país, a Ceeja se torna uma peça fundamental no cenário educacional brasileiro.

A senadora Janaína Farias (PT-CE) foi eleita presidente da subcomissão, após ter proposto a criação da mesma por meio do requerimento REQ 50/2024 – CE, na Comissão de Educação e Cultura (CE). Durante a reunião, Janaína Farias ressaltou a importância da ação da Ceeja e trouxe à tona dados alarmantes sobre a quantidade de pessoas não alfabetizadas no país, que chegou a 11,4 milhões, de acordo com dados do IBGE.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino fundamental e médio destinada a jovens a partir dos 15 anos, adultos e idosos que não concluíram a educação básica, sendo oferecida tanto na rede pública quanto privada, com cursos disponíveis também pela internet.

O plano de trabalho aprovado pela subcomissão estabelece metas importantes, como abordar o direito constitucional à educação básica, valorizar a carreira docente na EJA e promover iniciativas que estimulem a demanda por educação entre jovens e adultos. Além disso, a Ceeja realizará audiências públicas, identificará experiências educativas bem-sucedidas na EJA e apoiará o debate na Rede Federal de Educação Tecnológica para integrar a EJA à educação profissional.

A composição do colegiado conta com a participação de senadoras e senadores engajados na causa da Educação de Jovens e Adultos, incluindo Jussara Lima (PSD-PI), Soraya Thronicke (Podemos-MS), Cid Gomes (PSB-CE), Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), Zequinha Marinho (Podemos-PA) e Teresa Leitão (PT-PE). Ainda faltam duas vagas de titulares e uma de suplente a serem preenchidas, o que irá fortalecer ainda mais o trabalho da subcomissão.

A Ceeja se mostra como uma importante ferramenta para a promoção da educação de qualidade para jovens e adultos no Brasil, buscando reduzir os índices de analfabetismo e garantir o acesso de todos à educação básica. Com um plano de trabalho elaborado e um time comprometido, a subcomissão inicia suas atividades com o objetivo de transformar vidas por meio da educação.

Sair da versão mobile