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Governo estadual emite mais de mil cartões para pessoas com deficiência, garantindo acesso a serviços públicos e privados

O Governo do Estado de Alagoas alcançou um marco importante na inclusão social e desenvolvimento humano, ao emitir mais de mil cartões para pessoas com deficiência. A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência é a responsável pela emissão desse documento que garante acesso a serviços públicos e privados, além de atenção integral e facilidades em áreas como saúde, educação e assistência social.

Dos 1.004 cartões já emitidos, a maioria foi distribuída em Maceió, seguido por Palmeira dos Índios, Coruripe, Arapiraca e Batalha. Dentre os portadores do cartão, a maioria são mulheres, totalizando 566, enquanto os homens somam 438. A faixa etária dos beneficiados varia, com destaque para aqueles com mais de 60 anos, entre 7 e 15 anos, de 45 a 49 anos e de 25 a 34 anos.

Para obter o Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência, é necessário apresentar RG, CPF, foto 3×4, comprovante de tipo sanguíneo, endereço residencial, número de telefone e laudo com CID e descrição da deficiência. Em Maceió, o documento pode ser emitido nas Centrais Já! do Centro, Maceió Shopping e Benedito Bentes, enquanto nos demais municípios, nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) ou nas Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas).

Apesar do progresso, a Secretária Arabella Mendonça destaca que ainda há uma quantidade significativa de pessoas com deficiência sem o documento. Ela faz um apelo para que essas pessoas ou seus responsáveis legais busquem um dos postos de emissão e solicitem o Cartão de Identificação, enfatizando a importância desse instrumento para garantir direitos e promover a inclusão social.

O Cartão PCD é essencial para assegurar os direitos das pessoas com deficiência, sendo fundamental que todos aqueles que têm direito ao documento façam a solicitação o quanto antes, ressalta a Secretária.

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