Lula entrega 280 novas ambulâncias para fortalecer o atendimento do Samu em diversos municípios pelo Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma importante entrega de 280 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (Samu) nesta quinta-feira (4). O objetivo dessa ação é fortalecer o atendimento de urgência e emergência em saúde em 248 municípios de 24 estados brasileiros.

Durante o evento de entrega, Lula ressaltou a importância da renovação da frota do Samu, que ainda está prevista para receber mais 1.780 ambulâncias. Ele destacou a necessidade de garantir veículos em boas condições para atender com eficiência a população. O presidente enfatizou que ambulâncias com mais de 6 anos de uso serão substituídas, com recursos provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), totalizando R$89 milhões nesta etapa.

Lula aproveitou a oportunidade para relembrar a criação do Samu durante o seu primeiro mandato, em 2003, e agradeceu o empenho dos profissionais que trabalham no serviço. Ele ressaltou o compromisso do Estado brasileiro em cuidar da população e garantir assistência médica adequada para todos. O presidente também fez um apelo para que as prefeituras mantenham a manutenção e cuidem das ambulâncias fornecidas pelo Samu.

Além disso, Lula anunciou a meta do governo federal de que, até 2025, somente veículos com até 5 anos de uso estejam em operação. O Samu é um dos pilares da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde, proporcionando atendimento rápido e especializado por meio do número 192.

A entrega das ambulâncias faz parte de um conjunto de ações do governo, que incluem o lançamento de projetos como o Orion, um complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos, e a requalificação do sistema de macrodrenagem em Campinas (SP). Todas essas iniciativas visam aprimorar o atendimento em saúde e garantir o bem-estar da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo