Programa Alagoas Feita à Mão restaurará escultura O Beijo, de Dona Irinéia após atos de vandalismo na orla de Maceió

No dia 05 de julho de 2024, a escultura “O Beijo”, de Dona Irinéia, foi alvo de atos de vandalismo na orla da Jatiúca em Maceió. A peça, que faz parte do Circuito Alagoas Feita à Mão, programa vinculado à Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), teve danos significativos e precisará passar por um processo de restauração.

A obra de arte, que está instalada em um ponto-chave da capital alagoana, é uma das diversas réplicas gigantes de esculturas de mestres artesãos locais que compõem o circuito. Além de “O Beijo”, o programa conta com outras peças como o “Boi Bumbá”, do Mestre João das Alagoas, e o “Leão”, do Mestre André da Marinheira.

A Serfi, responsável pelo Programa Alagoas Feita à Mão, lamentou o ocorrido e informou que o processo de restauração da escultura já está em andamento. A previsão é de que a obra seja recuperada o mais rápido possível, garantindo assim a preservação do legado de Dona Irinéia e a valorização do patrimônio cultural alagoano.

Esta não é a primeira vez que a escultura “O Beijo” passa por um processo de restauração. A última vez que a obra foi restaurada foi em março de 2023. A Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais reforçou o compromisso do Governo do Estado com a preservação e valorização da cultura local.

O vandalismo contra obras de arte como essa demonstra a importância de programas de preservação e valorização do patrimônio cultural, como é o caso do Alagoas Feita à Mão. A sociedade deve se unir para proteger e valorizar obras significativas como a escultura “O Beijo”, contribuindo assim para a construção de uma identidade cultural forte e única.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo