Ícone do site Pauta Capital

Câmara dos Deputados aprova projeto que dispensa comprovação de feriado local na contagem de prazo para recursos no Judiciário

Na noite de segunda-feira (08), a Câmara dos Deputados aprovou uma emenda do Senado ao Projeto de Lei 4563/21, que visa dispensar a comprovação de feriado local na contagem de prazo relacionado à apresentação de recursos no Judiciário. A proposta agora seguirá para a sanção presidencial.

O projeto estabelece que, caso o recorrente não comprove o feriado local ao apresentar o recurso, o tribunal poderá corrigir o vício formal em uma nova oportunidade ou até mesmo desconsiderar essa omissão, desde que a informação já conste no processo eletrônico.

Inicialmente, o texto aprovado pela Câmara, de autoria do ex-deputado Carlos Bezerra, apenas revogava um trecho do Código de Processo Civil que exigia a comprovação da existência de um feriado local para que o prazo para recursos no Judiciário fosse considerado.

Durante o debate em Plenário, a líder da Minoria, deputada Bia Kicis (PL-DF), criticou as alterações feitas pelo Senado, alegando que burocratizaram a comprovação dos feriados. Por outro lado, a deputada Erika Kokay (PT-DF) afirmou que a proposta traz nitidez em relação aos feriados municipais, estaduais e distritais.

O relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA), emitiu parecer favorável ao texto aprovado.

A matéria contou com a reportagem de Eduardo Piovesan e Tiago Miranda, com edição de Pierre Triboli. Para mais informações sobre a tramitação de projetos de lei, é possível acessar o link disponibilizado neste artigo.

Sair da versão mobile