Ícone do site Pauta Capital

Plenária desta quarta (10) vota lei de desoneração da folha e regulamentação de atividades espaciais, além de indicações de embaixadores.

Na sessão plenária desta quarta-feira (10), marcada para às 14h, está prevista a votação de importantes projetos de lei que podem impactar diretamente a economia e a política do país. Um dos destaques é a possível votação da lei que estabelece um regime de transição para a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. Sob autoria do senador licenciado Efraim Filho, o PL 1.847/2024 propõe que a reoneração da folha para as empresas seja realizada gradativamente a partir de 2025, em conformidade com um acordo previamente firmado entre o Poder Executivo e o Congresso Nacional em maio, que prorrogou a desoneração por mais quatro anos.

Outro projeto em destaque é o que busca regulamentar atividades espaciais realizadas no território nacional ou com participação do Brasil. O PL 1.006/2022, originado na Câmara dos Deputados, atribui ao Comando da Aeronáutica a responsabilidade de regulamentar e fiscalizar as atividades espaciais relacionadas à segurança e defesa nacional, enquanto as atividades civis serão supervisionadas pela Agência Espacial Brasileira. O relator do projeto, senador Astronauta Marcos Pontes, já emitiu voto favorável, aguardando agora a votação dependente da aprovação de requerimento de urgência.

Além desses temas, a pauta da sessão pode incluir a votação de sete indicações de embaixadores, desde que sejam sabatinados e aprovados pela Comissão de Relações Exteriores. Também estão previstas discussões sobre propostas de emenda à Constituição (PECs) relacionadas ao parcelamento de dívidas municipais e às eleições nos tribunais de Justiça, bem como a votação de três projetos de lei.

Destaca-se ainda a continuação da discussão da PEC 66/2023, que visa aliviar as contas dos municípios ao permitir o parcelamento de dívidas com a Previdência e estabelecer limites para o pagamento de precatórios. O relator, senador Carlos Portinho, emitiu voto favorável em forma de substitutivo, e a proposta ainda passará por mais etapas de discussão antes da votação em primeiro e segundo turnos pelo Plenário. Outra PEC em discussão, a PEC 26/2022, estabelece regras para eleição dos órgãos diretivos dos tribunais de Justiça dos estados com alto número de desembargadores.

Por fim, há um projeto de lei, o PL 292/2020, que propõe alterações nos limites do Parque Nacional da Serra do Itajaí, em Santa Catarina, e conta com relatório favorável do senador Jorge Seif na forma de substitutivo. A expectativa é que a sessão plenária desta quarta-feira seja marcada por debates acalorados e decisões importantes para o futuro do país.

Sair da versão mobile