Samu de Alagoas recebe primeira mulher motossocorrista para integrar equipe de motolância em serviço de urgência e emergência

No último domingo (7), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas deu um importante passo para a diversidade e inclusão na área da saúde. Pela primeira vez, uma mulher, a técnica de enfermagem e motossocorrista Karol Soares, integra a equipe de motolância da instituição, atuando na Central Maceió.

Karol passou por um treinamento específico para atuar na assistência pré-hospitalar móvel de urgência, cumprindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Sua presença na equipe foi destacada pela coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, como um marco para a força da mulher em todas as áreas de atuação da saúde.

O serviço de motolância é fundamental para o atendimento de casos graves, como traumatismos cranioencefálicos e colisões entre veículos. As motos permitem que os socorristas cheguem rapidamente a locais de difícil acesso, iniciando a estabilização do quadro clínico dos pacientes antes da chegada das ambulâncias.

Em seu primeiro dia de trabalho, Karol Soares se deparou com um desafio: o atendimento a um senhor de 65 anos que teve uma queda e apresentava suspeita de fratura na perna. Com o suporte de uma equipe de Unidade de Suporte Avançado, o paciente foi imobilizado e encaminhado ao Hospital Geral do Estado para os devidos cuidados médicos.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou o compromisso do Governo de Alagoas com a saúde pública ao expandir as equipes de motolâncias. Essa iniciativa representa um investimento na redução do tempo de resposta e na qualidade dos atendimentos de urgência e emergência em benefício de toda a população de Maceió.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo