Ícone do site Pauta Capital

Sesau recebe comitiva da África do Sul e apresenta programas inovadores de saúde em Alagoas.

Na tarde desta segunda-feira, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu uma comitiva representante do governo da África do Sul. O objetivo da visita foi conhecer programas inovadores implementados pelo governo de Alagoas na área da saúde. O grupo teve a oportunidade de visitar os Hospitais Metropolitano de Alagoas e do Coração Alagoano, onde puderam conhecer de perto o funcionamento do Programa Bate Coração.

Durante a manhã, os representantes sul-africanos se reuniram com os principais gestores da Sesau, incluindo o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o secretário executivo de Ações de Saúde, Guilherme Lopes, e o secretário executivo de Gestão Interna, Éder Correia. Eles também visitaram a Central Estadual de Regulação de Leitos.

No período da tarde, a comitiva esteve na Unidade de Pronto Atendimento do Jacintinho, no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e no Hospital do Coração Alagoano. Durante a visita, puderam ver de perto o funcionamento dos programas AVC Dá Sinais e Bate Coração, criados pelo governo de Alagoas para qualificar o tratamento de pacientes com derrame e infarto, respectivamente.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, expressou sua satisfação em receber a comitiva da África do Sul e ressaltou a importância de compartilhar as experiências bem-sucedidas de Alagoas com outros países. O vice-ministro da Saúde da África do Sul, Ahmed Bham, elogiou a hospitalidade do Estado e destacou a troca de conhecimento proporcionada pela visita.

Os programas apresentados, como o AVC Dá Sinais e o Bate Coração, têm sido fundamentais para melhorar o atendimento e reduzir os riscos de sequelas e óbitos em pacientes acometidos por derrame e infarto. Lançados em 2021, esses programas utilizam tecnologia de ponta e integram diversas unidades de saúde para garantir um tratamento rápido e eficaz.

A visita da comitiva da África do Sul à Sesau foi marcada pelo interesse mútuo em trocar experiências e conhecer iniciativas inovadoras na área da saúde. O intercâmbio de conhecimento entre os dois países promete trazer benefícios significativos para ambas as comunidades.

Sair da versão mobile