Ícone do site Pauta Capital

Diplomata Rosimar Suzano é aprovada para ser embaixadora do Brasil na Estônia em votação unânime pela Comissão de Relações Exteriores.

Nesta quarta-feira (10), a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou por unanimidade a indicação da diplomata Rosimar da Silva Suzano para o cargo de embaixadora do Brasil na Estônia. Após passar por sabatina, a candidata recebeu 16 votos a favor, nenhum contrário e a mensagem MSF 21/2024 seguirá para análise em Plenário.

A indicação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi relatada pela senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), que ressaltou a relevância da Estônia no cenário europeu por seu destaque em informatização e pioneirismo digital. A relatora destacou que a Estônia é referência em governo eletrônico, com o uso de plataformas virtuais para uma ampla gama de serviços públicos e administrativos, sendo inclusive pioneira no uso da internet para eleições.

Durante a reunião, presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), a diplomata enfatizou que a área tecnológica será prioritária em sua gestão. Ela mencionou que sete estados brasileiros possuem acordos de cooperação com a Estônia para uso de tecnologia estoniana nos serviços governamentais, devido à unificação da identificação dos cidadãos brasileiros proposta pelo Decreto 10.977/2022.

A Estônia, país localizado no leste europeu, faz fronteira com a Rússia e integra a Otan e a União Europeia. Atualmente, há apenas um acordo bilateral entre o Brasil e a Estônia na área do turismo. Em 2023, o Brasil apresentou superávit comercial com a Estônia, exportando principalmente café torrado, minérios concentrados e ferro-gusa.

Rosimar Suzano, graduada em ciências sociais pela UERJ e com mestrado em diplomacia e estratégias internacionais pela London School of Economics, destacou o investimento da Estônia em tecnologia da informação, com 99% dos serviços públicos disponíveis online. A diplomata ressaltou a importância da cooperação bilateral nesse setor, que já emprega uma parcela significativa dos 700 brasileiros residentes no país báltico.

Assim, a indicação de Rosimar da Silva Suzano para o cargo de embaixadora do Brasil na Estônia promete fortalecer os laços entre os dois países, especialmente no campo da inovação e tecnologia. A expectativa agora está na análise da mensagem no Plenário do Senado.

Sair da versão mobile