Ícone do site Pauta Capital

Febre de Oropouche: Saiba como prevenir, diagnosticar e tratar a doença recém-diagnosticada em Alagoas.

Em Alagoas, um novo alerta foi emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em relação à Febre de Oropouche, doença que foi diagnosticada pela primeira vez no estado esta semana. A Febre de Oropouche é uma doença pouco conhecida, mas que está na lista de notificação compulsória devido ao seu potencial epidêmico.

A doença é transmitida aos humanos por mosquitos infectados pelo arbovírus Orthobunyavirus, pertencente à família Peribunyaviridae. A gerente estadual de vigilância e controle das doenças transmissíveis, Waldnéa Silva, destacou a importância de estar atento aos sintomas, que são semelhantes aos da dengue e chikungunya, como febre de início súbito, dor de cabeça, dor muscular e articular, tontura, entre outros.

Para prevenir a doença, é necessário adotar medidas similares às indicadas para prevenir a dengue, como manter a casa limpa, remover possíveis criadouros de mosquitos, usar repelente e evitar áreas com grande circulação de mosquitos. Em caso de suspeita da doença, é importante procurar uma unidade de saúde próxima para realizar o diagnóstico.

Quanto ao tratamento, de acordo com o Ministério da Saúde, não há um tratamento específico para a Febre de Oropouche, sendo recomendado repouso, tratamento sintomático e acompanhamento médico. O órgão de saúde confirmou o primeiro caso da doença em Alagoas, em um paciente do sexo masculino, de 55 anos, residente na cidade de Japaratinga. A Sesau e a Secretaria Municipal de Saúde de Japaratinga estão investigando a origem da transmissão, já que nenhum caso havia sido diagnosticado anteriormente no estado.

Com a confirmação desse primeiro caso, a população alagoana deve estar atenta aos sintomas e adotar as medidas preventivas para evitar a propagação da Febre de Oropouche no estado.

Sair da versão mobile