Governo de Alagoas capacita mais de 500 servidores para atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista em seis municípios

O Governo de Alagoas tem se destacado no cuidado e inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nos últimos três meses, mais de 500 servidores públicos e técnicos de órgãos estaduais e municipais foram capacitados para oferecer um atendimento acessível e humanizado às pessoas com TEA em todo o estado.

Os treinamentos foram ministrados em seis municípios alagoanos pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência. Divididos em três módulos, as palestras abordaram desde o diagnóstico do autismo até as condutas necessárias para promover a autorregulação e bem-estar das pessoas com TEA.

Com duração de uma tarde, os treinamentos foram conduzidos por profissionais especializados, como a gerente da pasta Vanessa Menezes e as terapeutas ocupacionais Gabriella Freire e Carla Caroline de Araújo. O objetivo principal era aprimorar os conhecimentos e habilidades dos participantes na área, além de sensibilizá-los para a importância da inclusão e do acolhimento.

Ao todo, 530 pessoas foram capacitadas nos municípios de Batalha, Maceió, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Arapiraca e Palmeira dos Índios. A secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso do governo com a garantia de direitos e a inclusão social das pessoas com TEA.

As capacitações representam um passo significativo em direção à sensibilização dos servidores públicos e da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista, construindo uma comunidade mais empática e preparada para acolher e apoiar as pessoas com TEA em Alagoas.

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a maneira como as pessoas percebem e interagem com o mundo ao seu redor. Ainda não existe cura para o TEA, mas existem diversos tratamentos que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com o transtorno.

Portanto, as iniciativas do governo alagoano para capacitar seus servidores demonstram um comprometimento com a inclusão e o bem-estar das pessoas com TEA, contribuindo para a construção de uma sociedade mais acolhedora e empática.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo