Força Aérea Brasileira lança 336 mil litros de água em combate às queimadas no Pantanal em uma semana

Nesta quinta-feira, o Comando Conjunto da Operação Pantanal, da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou que já foram despejados 336 mil litros de água nos focos de incêndio na região desde o início de suas operações, em 28 de junho. Somente no dia de hoje, em dois voos realizados, foram lançados 24 mil litros em áreas afetadas pelo fogo.

Os voos são realizados com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS), que possui um tubo capaz de projetar água pela porta traseira esquerda da aeronave, podendo descarregar até 12 mil litros em áreas de incêndio.

O major aviador Rafael Portella Santos, comandante da missão no Pantanal Sul-Mato-Grossense, afirmou que esta é a primeira vez que a FAB opera o sistema MAFFS instalado no KC-390 Millennium em situação real. Ele destacou a importância dos treinamentos simulados realizados previamente para garantir a eficácia da operação.

Santos explicou que a operação com o sistema MAFFS segue uma série de etapas, desde a coordenação em solo até o sobrevoo para o lançamento da água, sempre visando a precisão e a segurança da operação. Após cada missão, a aeronave retorna para reabastecimento e pode decolar novamente em cerca de 40 minutos.

Até o momento, a FAB já realizou 28 voos de apoio ao bioma Pantanal, totalizando 28 horas e 35 minutos de voo desde o início da missão. A atuação da Força Aérea é fundamental para conter as chamas e combater os incêndios que assolam a região, contribuindo para a preservação desse importante ecossistema.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo