Inscrições para o Programa Mais Médicos batem recorde: 33 mil candidatos disputam 3,1 mil vagas, com média de 10,4 inscritos por vaga.

O Programa Mais Médicos divulgou nesta quinta-feira (11) um recorde de 33 mil inscrições para mais de 3,1 mil vagas disponíveis. Com uma média de 10,4 profissionais por vaga, o Ministério da Saúde destacou a grande adesão de candidatos ao novo edital.

Uma das novidades do processo seletivo é a inclusão de vagas reservadas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas. Esse modelo de cotas é uma maneira de promover a diversidade e a inclusão no programa.

No total, as chamadas vagas afirmativas receberam 3,1 mil inscrições, sendo 2,6 mil de negros, 34 de quilombolas, 70 de indígenas e 382 de pessoas com deficiência. Além disso, das 33 mil inscrições, 18,7 mil foram de mulheres, representando cerca de 57% do total.

Os candidatos inscritos se dividem em diferentes perfis profissionais: 15.699 são médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no país e registro no CRM; 13.467 são médicos brasileiros com habilitação para exercício da medicina no exterior; e 3.848 são médicos estrangeiros com habilitação para exercício de medicina no exterior.

O edital do Programa Mais Médicos tem como requisito a atuação com Registro do Ministério da Saúde (RMS) e prioriza médicos brasileiros formados no Brasil. Além disso, as vagas reservadas para grupos étnico-raciais serão distribuídas de forma proporcional de acordo com o número de vagas disponíveis em cada município.

Com a grande demanda e diversidade de candidatos, o Programa Mais Médicos segue em processo de seleção para preenchimento das vagas disponíveis e fortalecimento da atenção básica à saúde em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo