Ícone do site Pauta Capital

Presença feminina supera a masculina na delegação olímpica brasileira para Paris, com expectativa de mais medalhas para as mulheres.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou a lista final dos atletas que representarão o Brasil nos Jogos de Paris, que terão início daqui a 15 dias. Uma marca histórica foi alcançada, já que, pela primeira vez, a presença feminina superou a masculina. Do total de 277 atletas classificados, 55% são mulheres, um aumento de 8% em relação à última edição dos Jogos, em Tóquio.

Diversos fatores contribuíram para a maior presença de atletas mulheres em Paris, entre eles a classificação em esportes coletivos, que possuem o maior número de vagas. As brasileiras estarão competindo em modalidades como futebol, vôlei, handebol e rugby, enquanto os homens têm assegurada presença apenas no vôlei e no basquete.

Com o aumento do número de atletas brasileiras, cresce também a expectativa por conquistas femininas nos Jogos. Grandes nomes do esporte nacional, como Rebeca Andrade (ginástica artística), Beatriz Ferreira (boxe), Rayssa Leal (skate street), Ana Marcela Cunha (maratona aquática) e a dupla Ana Patrícia/Duda (vôlei de praia), despontam como favoritas ao pódio.

Segundo Rogério Sampaio, diretor-geral do COB e chefe da Missão Paris 2024, há uma chance real de que as mulheres conquistem mais medalhas do que os homens pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos. A chegada dos atletas brasileiros em Paris está prevista para a próxima quinta-feira (18), com a equipe de ginástica artística sendo a primeira a entrar na Vila Olímpica.

O Brasil competirá em 39 modalidades em Paris, com destaque para o judô, vela e atletismo, que possuem um histórico de sucesso em edições passadas dos Jogos. A lista completa de modalidades com presença brasileira pode ser conferida no site oficial do COB.

Sair da versão mobile