Vacinação contra Meningite: Atualizar o Cartão de Vacina é Essencial para Prevenção, Alerta Infectologista da Sesau

O alerta é claro: o Cartão de Vacinação deve estar atualizado para garantir a prevenção contra a meningite, conforme destacou o infectologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Renee Oliveira. A doença, caracterizada pela inflamação das meninges, pode deixar sequelas e, em casos mais graves, levar à morte.

Segundo o especialista, as vacinas são a forma mais eficaz de proteção contra a meningite e estão disponíveis em todos os 102 municípios de Alagoas. O esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde deve ser seguido à risca, e as doses estão disponíveis nos postos de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

As vacinas recomendadas para prevenir a meningite incluem a Miningocócica Conjungada C, Meningocócica Conjugada A, C, W e Y, Pentavalente, Pneumocócica Conjugada 10-Valente e a BCG. Segundo o Programa Nacional de Imunização, a vacina Meningocócica Conjugada C é destinada a crianças de 3 e 5 meses, com reforço aos 12 meses. Já a BCG, que protege contra a meningite tuberculosa, é aplicada em dose única nos recém-nascidos.

Em 2023, as vacinas Meningocócica C e Pentavalente atingiram cobertura vacinal de 89,2%, a BCG chegou a 95,6%, a Pneumocócica 10v alcançou 93,1%, e a Meningocócica Acwy atingiu 63,5%. Renee Oliveira ressaltou a importância da vacinação para prevenir a meningite, uma doença grave que pode ser prevenida e tratada com a devida atenção. Em caso de sintomas, ele orienta procurar ajuda médica imediatamente.

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Sesau, de janeiro até o momento, foram registrados 10 casos de doença meningocócica em Alagoas, sendo a maioria do tipo B e com seis evoluindo para óbito. Portanto, a atualização do Cartão de Vacinação é fundamental para garantir a saúde e a segurança de todos, evitando casos graves e fatais de meningite.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo