Prova de Vida Digital: Pensionistas de Alagoas realizam procedimento por reconhecimento facial no mês de aniversário

No dia 15 de julho de 2024, os pensionistas nascidos no mês de julho estão passando por um novo procedimento na Alagoas Previdência. A Prova de Vida Digital está sendo realizada pela plataforma do governo federal, por meio do reconhecimento facial.

Essa iniciativa teve início no dia 1º de julho exclusivamente para os pensionistas civis da autarquia. Cerca de 6 mil beneficiários estão passando por esse processo no mês do seu aniversário. A Prova de Vida Digital se tornou obrigatória, pois é a forma de garantir que o beneficiário ainda está vivo e apto a continuar recebendo o benefício previdenciário.

Para o próximo ano, a ideia é incluir os aposentados nesse procedimento de Prova de Vida. Assim, a verificação será obrigatória todos os anos, sempre no mês do aniversário do aposentado e do pensionista.

Essa ação é uma determinação da Portaria MTP/SPREV, de 24 de novembro de 2022, que autoriza a disponibilização da ferramenta de apoio à gestão da comprovação de vida dos beneficiários dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), presente no Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (Cadprev).

O procedimento da Prova de Vida Digital está sendo realizado no aplicativo gov.br, por meio do reconhecimento facial. Ao realizar esse reconhecimento, o aplicativo confirma a vida do beneficiário e envia as informações para o órgão responsável pelo pagamento dos benefícios.

Para realizar a Prova de Vida Digital, o beneficiário precisa baixar e acessar o aplicativo gov.br, fazer o reconhecimento facial, autorizar a prova de vida e seguir as instruções para concluir o processo com sucesso.

Em caso de dúvidas ou dificuldades, a Alagoas Previdência disponibiliza guichês de atendimento na sua sede, localizada na Avenida da Paz, 1864, Empresarial Terra Brasilis – Térreo, Centro, Maceió.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo