Operação Virtude: Combate à Violência Contra Idosos Resulta na Prisão de 480 Suspeitos e Atendimento a Quase 30 Mil Vítimas

Através da Operação Virtude, promovida pelo governo federal, foi realizada uma ação de combate à violência contra idosos, que resultou no atendimento de quase 30 mil vítimas e na prisão de 480 suspeitos. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, a operação envolveu mais de 53 mil diligências em todos os estados do Brasil.

Os resultados da ação, que aconteceu entre os dias 10 de junho e 11 de julho, foram divulgados nesta segunda-feira (15). Ao todo, foram apuradas 7.744 denúncias recebidas via Disque 100 – Disque Direitos Humanos, com 11.621 boletins de ocorrência registrados e 17.823 procedimentos policiais instaurados.

O investimento de mais de R$ 2,4 milhões por parte do Ministério da Justiça teve como objetivo pagar diárias aos estados, reforçando o efetivo policial para a execução das ações. Foram realizadas palestras de conscientização sobre os cuidados com os idosos, alcançando quase 1,5 milhão de pessoas.

Segundo o coordenador da Operação Virtude, Anderson Dutra Tebaldi, os números revelam a importância de intensificar as ações de combate à violência contra idosos. A delegada da Polícia Civil do Espírito Santo, Cláudia Dematté, destacou a relevância de garantir que os idosos sejam respeitados e protegidos.

As ações integradas contaram com a participação das secretarias estaduais de Segurança Pública, Polícia Civil, Militar, Corpos de Bombeiros, órgãos oficiais de perícia criminal e demais parceiros. A delegada da Delegacia de Proteção ao Idoso de São Luís, José Antonio Alvares Mendes Sobrinho, ressaltou a importância de cumprir o Estatuto do Idoso e prevenir novos casos de violência.

A Operação Virtude se tornou um marco positivo no calendário nacional de atenção aos grupos mais vulneráveis da sociedade, buscando garantir o respeito, cuidado e dignidade dos idosos. A segunda edição da operação, realizada após uma primeira edição em outubro de 2023, demonstra o compromisso do governo em combater a violência contra os idosos e garantir seus direitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo