Ícone do site Pauta Capital

Pesquisador da Uneal é premiado pela Fapeal por estudo sobre Espacialidade da Afroteologia do Quilombo, desafios e reconhecimento.

Na última terça-feira, dia 16 de julho de 2024, foi divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) o resultado do Edital Prêmio de Excelência Acadêmica, premiando pesquisadores de Alagoas por suas publicações científicas. Entre os premiados, destaca-se Rafael de Lima Silva, pesquisador da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), que recebeu o prêmio pelo seu trabalho sobre a Espacialidade da Afroteologia do Quilombo.

O estudo realizado por Rafael consistiu na investigação de dois terreiros de Umbanda, um centro de mesa branca e a Serra da Barriga como um terreiro simbólico. Este trabalho enfrentou desafios como o acesso a locais de culto afro, devido a preconceitos coloniais e ao racismo religioso. Além disso, como cristão evangélico, Rafael enfrentou críticas de membros da mesma religião por se dedicar ao estudo de outras vertentes religiosas.

Rafael iniciou sua graduação em Geografia na Uneal em 2015 e contou com orientações importantes ao longo de sua carreira acadêmica, como a da Prof. Dra. Maria Ediney e do Prof. Dr. José Lidemberg de Sousa Lopes. Este último destacou a importância do prêmio não só para orientando e orientador, mas também para o fortalecimento do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDiC) em Alagoas.

O vice-reitor da Uneal, Anderson Barros, ressaltou a importância da premiação para a instituição, evidenciando o investimento constante em pesquisas e qualificação de professores. Rafael expressou sua gratidão pelo apoio recebido e se prepara para o doutorado na Universidade Estadual do Ceará (UECE), com foco na espacialidade da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

O Edital Prêmio de Excelência Acadêmica foi financiado pelo Governo de Alagoas, por meio do Programa Mais Ciência, Mais Futuro, demonstrando o apoio à educação pública e à pesquisa científica. Esta premiação ressalta a importância do incentivo governamental para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento cultural e social.

Sair da versão mobile