Ícone do site Pauta Capital

Dependentes químicos concluem curso profissionalizante para reinserção social e produtiva na Rede Acolhe.

Dependentes químicos que concluíram o tratamento oferecido pela Rede Acolhe realizaram, na última terça-feira (16), o curso de massas folhadas e croissants. A qualificação profissional é oferecida pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e faz parte da etapa de reinserção social e produtiva desse público, cujo objetivo é capacitá-los para o mercado de trabalho e, com isso, oportunizar mudança de vida. Os alunos, guiados pela professora Cris Lucena, participaram de aulas teóricas e práticas, entrando na cozinha industrial para produzir alimentos nutritivos e com grande demanda no ramo gastronômico.

Segundo a professora, a formação oferece oportunidade de ingresso no mercado formal, além da possibilidade de empreender na área da gastronomia, abrindo o próprio negócio. Poliana Vieira, aluna destaque na preparação dos salgados, compartilhou sua empolgação e expectativa para o futuro com os novos aprendizados. Ela expressou sua gratidão pela oportunidade de aprender e se aperfeiçoar, tendo planos de montar seu próprio negócio e se tornar uma profissional qualificada.

O gerente de Reinserção Social e Produtiva da Seprev, Diego Barros, enfatizou a importância da capacitação profissional para os ex-acolhidos, destacando que é fundamental para que possam ter um retorno mais digno à sociedade. Segundo ele, o Governo do Estado entende que capacitar esse público é o primeiro passo para que possam iniciar uma vida mais positiva, garantindo sua dignidade, autonomia, gerando renda e minimizando as chances de recaídas.

O curso de massas folhadas e croissants foi uma etapa crucial no processo de reinserção social e produtiva dos dependentes químicos concluintes de tratamento na Rede Acolhe. A capacitação profissional abre portas para novas oportunidades e possibilita a construção de um futuro mais promissor e digno para essas pessoas, que buscam se reintegrar à sociedade de forma positiva e produtiva.

Sair da versão mobile