Empresário sertanejo salvo de infarto no HGE através do programa Bate Coração: um caso de sucesso na saúde pública.

No último dia 17 de julho de 2024, o Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió viveu um momento de tensão e sucesso no atendimento de emergência de um paciente. O empresário sertanejo Antônio Rodrigues Rocha, morador do município de Pão de Açúcar, foi vítima de um infarto agudo do miocárdio, condição que é a principal causa de mortes no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

Antônio Rodrigues foi inicialmente atendido na Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves e depois transferido para o Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues, até chegar ao HGE. Graças ao programa Bate Coração, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o sertanejo teve sua vida salva pela equipe especializada do HGE.

O paciente chegou ao hospital com sintomas típicos de infarto, como dor no peito, braço, náuseas e desconforto abdominal. Após a realização de exames e avaliações, foi confirmado o diagnóstico e Antônio passou por cateterismo e cirurgia de revascularização. Atualmente, ele está internado na Unidade de Dor Torácica do HGE, recebendo cuidados e tratamento adequados para sua recuperação.

O coordenador da UDT do HGE, o cardiologista Alex Vieira, explicou que o infarto agudo do miocárdio é uma condição grave que pode resultar em morte, se não for tratada rapidamente. Ele ressaltou a importância de fatores como hipertensão, diabetes, histórico familiar, tabagismo, sedentarismo e dieta inadequada como principais causas desse problema de saúde.

É fundamental que os pacientes estejam cientes dos riscos e adotem um estilo de vida saudável, com atividades físicas regulares, alimentação equilibrada e abstenção de hábitos prejudiciais como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. O tratamento para o infarto pode variar de acordo com as necessidades de cada paciente, podendo envolver intervenção cirúrgica, procedimentos percutâneos e uso de medicamentos.

O caso de Antônio Rodrigues Rocha é um exemplo do sucesso do sistema de atendimento de urgência e emergência do HGE, que salvou sua vida e proporcionou os cuidados necessários para sua plena recuperação. A história desse empresário sertanejo é um lembrete da importância de estar atento aos sintomas do infarto e buscar ajuda médica imediata, para aumentar as chances de sobrevivência e recuperação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo