Itec intensifica medidas de segurança cibernética para proteção de dados e operações em Alagoas.

No dia 20 de julho de 2024, o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) reforçou suas medidas de segurança cibernética com o objetivo de proteger os dados e as operações. Diante do constante avanço dos ataques cibernéticos, a proteção das informações e a garantia da continuidade das operações tornaram-se prioridades para o órgão.

Christiano Mendonça, diretor-presidente do Itec, ressaltou a importância da cibersegurança durante a transformação digital em Alagoas e a necessidade de investimentos para fortalecer a defesa cibernética. Atualmente, o instituto utiliza as melhores práticas e tecnologias de segurança do mundo para proteger o estado, que enfrenta cerca de 50 mil ataques cibernéticos por minuto.

Para alcançar seus objetivos, o Itec implementou uma série de medidas essenciais, como programas contínuos de educação e treinamento para conscientizar os colaboradores sobre as melhores práticas de uso seguro de computadores e redes. Além disso, uma solução integrada e modular de última geração foi implementada para abrigar os equipamentos do Datacenter, garantindo alta disponibilidade, eficiência elevada e expansão de capacidade flexível.

Outras medidas adotadas pelo Itec incluem a implementação de Autenticação Multifator (MFA) para reforçar o acesso a sistemas críticos, backups frequentes de dados importantes e o uso de criptografia de dados sensíveis. O programa Alagoas Mais Digital também terá um papel fundamental na segurança cibernética e na proteção de dados armazenados no Itec.

A implementação dessas medidas reflete o compromisso do governo do Estado de Alagoas em proteger as informações e assegurar a continuidade das operações. Com a adoção de tecnologias avançadas e a aplicação de políticas de segurança rigorosas, o Itec busca reduzir a probabilidade de ataques cibernéticos e garantir a segurança e privacidade dos dados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo