Uncisal comemora cinco anos de reabertura do Centro de Diagnóstico com mais de 140 mil procedimentos realizados

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) está comemorando cinco anos de reabertura do Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (Cedim), que já realizou mais de 140 mil procedimentos desde sua reabertura em 2019. A unidade, que estava fechada há 11 anos, se tornou um centro de ensino, pesquisa e extensão, sendo a única da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar exames de elastografia hepática.

O Cedim tem sido fundamental para a saúde pública no estado de Alagoas, oferecendo serviços como ultrassom, radiografias, eletrocardiogramas e biópsias, sendo procurado por pacientes da capital e de diversos municípios em busca de exames totalmente custeados pelo SUS. Além disso, o centro também se tornou referência em mamografia, realizando mais de 100 mil exames ao longo dos cinco anos de funcionamento.

Destaque para a realização do exame de elastografia hepática a partir de 2023, que avalia o grau de fibrose no fígado de forma não invasiva e indolor. A diretora do Cedim, Ceiça Carvalho, enfatizou a importância deste procedimento e revelou que a unidade já realizou mais de 118 exames desse tipo somente neste ano.

Com uma equipe de aproximadamente 80 profissionais das áreas de enfermagem, radiologia, tecnologia e medicina, o Cedim se destaca pela agilidade na entrega de laudos, além de ser uma das primeiras unidades do SUS em Alagoas a utilizar o Telelaudo, contribuindo para uma avaliação mais rápida e econômica dos exames.

Além disso, o centro tem se dedicado ao diagnóstico precoce do câncer de mama, oferecendo mamografias, ultrassons e biópsias, encaminhando os pacientes para tratamento com mastologistas em menos de 30 dias. O trabalho humanizado realizado pelo Cedim tem sido fundamental para atender à população com excelência, cumprindo seu papel de servir a população com qualidade e eficiência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo