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Apagão cibernético provoca prejuízos aos consumidores: Senacon pede informações a bancos, companhias aéreas e planos de saúde

Nesta sexta-feira (19), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) tomou a iniciativa de solicitar informações importantes para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O motivo do ofício enviado foi o apagão cibernético que aconteceu durante o dia, afetando principalmente os setores aéreoportuário e bancário.

De acordo com a Senacon, o evento causou grandes prejuízos aos consumidores, gerando reclamações de usuários de aplicativos de bancos fora do ar e atrasos em voos, principalmente devido a problemas no sistema de check-in. O apagão foi desencadeado pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike, de alcance global, afetando também empresas brasileiras.

O secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, foi quem encaminhou os ofícios aos presidentes da Febraban, Isaac Sidney, e da ANS, Paulo Rebello, além do diretor da Anac, Tiago Sousa Pereira. Além de solicitar informações sobre o impacto do apagão cibernético nos consumidores do país, a Senacon questionou quais medidas foram tomadas pelos órgãos para minimizar os prejuízos causados.

Diante da gravidade da situação e dos transtornos causados aos usuários, é essencial que as informações solicitadas sejam fornecidas detalhadamente, a fim de analisar a extensão dos danos e identificar possíveis medidas preventivas para evitar que incidentes semelhantes ocorram no futuro. A transparência e a prestação de contas por parte das entidades responsáveis são fundamentais para garantir a segurança e a eficiência dos serviços oferecidos aos consumidores brasileiros.

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