Operação “Ponto a Ponto 5” da PF em Alagoas combate crimes de abuso sexual infantil na internet e resulta em prisão em flagrante

Na manhã desta sexta-feira (19), a Polícia Federal em Alagoas deflagrou a operação “Ponto a Ponto 5”, com o objetivo de combater os crimes de armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes. A ação resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal de Maceió.

As investigações tiveram início em março deste ano, quando a equipe da Delegacia de Combate aos Crimes Cibernéticos (DELECIBER) da Superintendência Regional de Polícia Federal em Alagoas identificou a aquisição e compartilhamento de arquivos de vídeos contendo cenas de abuso e exploração sexual infantojuvenil na internet. Esses arquivos estavam sendo disponibilizados para diversos usuários, inclusive fora do país.

Após análise dos dados associados à conta responsável pelos crimes, foi possível identificar o local de armazenamento e compartilhamento dos arquivos, resultando na expedição do mandado de busca e apreensão pela Justiça Federal.

Durante o cumprimento do mandado, a Polícia Federal encontrou no computador do suspeito arquivos com imagens de sexo explícito ou pornográfico envolvendo crianças e adolescentes. O indivíduo foi conduzido à sede da Polícia Federal e autuado em flagrante pelo crime previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, lei nº 8.069/90.

As condutas investigadas se enquadram nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, com penas que podem ultrapassar 10 anos de reclusão. A Polícia Federal segue com as investigações para identificar outros envolvidos nesse crime hediondo.

Essa operação reforça o compromisso das autoridades em combater crimes cibernéticos e proteger a integridade e segurança de crianças e adolescentes. A sociedade deve permanecer atenta e denunciar qualquer tipo de violência e abuso contra menores, colaborando assim na construção de um ambiente mais seguro e digno para as próximas gerações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo