Ícone do site Pauta Capital

Eleitorado do Rio de Janeiro tem crescimento de 4,64% e 13 milhões de eleitores aptos para as eleições municipais.

No estado do Rio de Janeiro, as estatísticas eleitorais apontam para um crescimento significativo no número de eleitores aptos a participar das próximas eleições municipais. De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), o estado conta atualmente com um total de 13.033.929 eleitores, representando um aumento de 4,64% em relação ao último pleito municipal realizado em 2020.

Com a proximidade das eleições, os eleitores fluminenses terão a oportunidade de escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país. A expectativa é que 11 cidades no estado do Rio de Janeiro possam ter segundo turno, uma a mais do que nas últimas eleições municipais. Além das já conhecidas cidades que podem ter segundo turno, como a capital Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, entre outras, o município de Magé, na Baixada Fluminense, entrou para a lista devido ao crescimento de seu eleitorado.

O perfil do eleitorado carioca revela que as mulheres são maioria, representando 54% do total de eleitores, enquanto os homens correspondem a 46%. Além disso, houve um significativo aumento no número de eleitores na faixa etária de 16 e 17 anos, assim como na faixa etária acima de 70 anos.

Outro dado relevante é o número de eleitores com deficiência no estado do Rio de Janeiro, que passou de 76.180 em 2020 para 99.500 neste ano. Este aumento demonstra a importância de medidas de inclusão e acessibilidade para garantir o pleno exercício do direito ao voto por parte de todos os cidadãos.

A nível nacional, o Brasil conta com um total de 155.912.680 eleitores, sendo o estado de São Paulo o maior colégio eleitoral do país, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro, que ocupam o terceiro lugar nesse ranking. Com a aproximação das eleições municipais, os eleitores têm a responsabilidade de escolher os representantes que irão conduzir os destinos de seus municípios nos próximos anos.

Sair da versão mobile