Gestores da Sesau discutem estratégias de prevenção contra casos de meningite em Maceió em reunião com técnicos municipais.

Gestores da Saúde se reúnem para discutir casos de meningite em Maceió

Na tarde desta segunda-feira (22), os gestores da Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) se reuniram com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) para discutir os preocupantes casos de meningite do tipo B registrados na capital. Entre os meses de janeiro e julho deste ano, Maceió foi responsável por nove dos 11 casos de doença meningocócica em todo o estado, além de cinco dos sete óbitos registrados.

Durante o encontro, foram abordados os protocolos clínicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para prevenção e controle da doença. É fundamental destacar a importância do diagnóstico precoce e do manejo clínico adequado, além das ações de prevenção e controle que devem ser tomadas oportunamente para evitar a propagação de casos secundários.

O Secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a gravidade da situação e afirmou que a Sesau tem seguido rigorosamente as recomendações do Ministério da Saúde. Medidas como a divulgação do fluxo de regulação assistencial para atenção a Doenças Meningocócicas (DM) com leito zero e a implementação de um protocolo eficaz de classificação de risco nos serviços de saúde da Rede de Atenção às Urgências já estão em prática.

Além disso, o secretário salientou a importância da colaboração entre a Sesau e as autoridades municipais para garantir uma resposta rápida e eficiente aos casos de meningite, assegurando o atendimento adequado e a prevenção de novos casos. A população também foi orientada a manter a caderneta de vacinação atualizada e ficar atenta aos sintomas da doença, que incluem febre, convulsões, vômito em jato, dor e rigidez na nuca.

A Reunião contou com a presença de diversos líderes da área da saúde, como a secretária executiva de Vigilância em Saúde da Sesau, Thalyne Araújo, o infectologista Renee Oliveira e outros profissionais especializados no combate às doenças infectocontagiosas. A colaboração entre as esferas estadual e municipal é essencial para o controle e prevenção da meningite em Maceió.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo