Ícone do site Pauta Capital

Seduc alcança recorde de propostas na Chamada Pública da Agricultura Familiar, com aumento de quase 50% em inscrições de 2023.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está comemorando o recorde de propostas recebidas na Chamada Pública da Agricultura Familiar. O número de grupos formais inscritos passou de 23 em 2023 para 41 neste ano, um aumento significativo que mostra o interesse das cooperativas e associações em fornecer alimentos para a merenda escolar na rede estadual.

A chamada, que teve início em 21 de junho e terminou em 10 de julho, tem como objetivo atender ao cardápio e à alimentação dos estudantes da rede estadual no ano letivo de 2024. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e os candidatos precisaram cumprir requisitos como apresentar a Declaração de Aptidão do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

Durante o período de inscrições, foram realizadas três audiências públicas em municípios como Arapiraca, Santana do Ipanema e Maceió, com o apoio da Secretaria-Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SEDICS). Agora, a fase de análise dos projetos de vendas e documentos de habilitação dos grupos formais está em andamento, seguida pela análise sensorial e a publicação do resultado preliminar no Diário Oficial.

As novidades deste ano, como o aumento no número de lotes, a inclusão de mais itens no cardápio escolar e o valor total de R$ 7,5 milhões destinado à alimentação escolar, prometem beneficiar não só os alunos com uma alimentação mais saudável, mas também gerar renda para milhares de agricultores familiares. A expectativa é que a chamada da agricultura familiar contribua para a inclusão produtiva e o fortalecimento dessa importante área da economia.

Sair da versão mobile