Resende Costa (MG) é nomeada Capital Nacional do Artesanato Têxtil em lei sancionada por Lula da Silva.

No dia 23 de julho de 2024, o município de Resende Costa, localizado em Minas Gerais, recebeu uma honraria especial ao ser declarado a Capital Nacional do Artesanato Têxtil. A decisão foi oficializada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que sancionou sem vetos a Lei 14.929/24, em homenagem à cidade mineira.

A iniciativa para conceder este título a Resende Costa partiu do Projeto de Lei 3183/23, apresentado pela deputada Ana Pimentel (PT-MG), e foi aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal. Segundo a parlamentar, a tecelagem é uma atividade fundamental na geração de renda das famílias locais e também é um grande atrativo turístico na região.

Em paralelo, o município de Lagarto, em Sergipe, também foi agraciado com uma homenagem nacional ao se tornar a Capital Nacional da Vaquejada. A Lei 14.930/24, que oficializou esse título, foi resultado do Projeto de Lei 3324/19, de autoria do deputado Fábio Reis (SE), atual secretário da Representação de Sergipe em Brasília. Assim como no caso de Resende Costa, a proposta foi aprovada tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.

Fábio Reis destacou a importância histórica, econômica e cultural de Lagarto, ressaltando a vocação da cidade para a agropecuária e a relevância da vaquejada e do cavalo quarto de milha na região.

Essas duas homenagens refletem o reconhecimento do poder legislativo e do executivo brasileiros em relação às características únicas e significativas de Resende Costa e Lagarto em seus respectivos campos de atuação. A designação desses títulos certamente conferirá ainda mais destaque e visibilidade a esses municípios, fortalecendo suas identidades e promovendo o desenvolvimento local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo