Secretaria de Educação abre inscrições para curso gratuito de Libras com 300 vagas disponíveis. Matrículas até sexta-feira.

A Secretaria de Estado da Educação está oferecendo 300 vagas para cursos gratuitos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS) Professora Joelina Cerqueira. As matrículas estão sendo realizadas até sexta-feira (26), a partir das 8h, na sede do CAS, localizada na Rua Ernesto Gomes Maranhão, na Jatiúca. Do total de vagas, 210 são para o curso Básico I e 90 para o Básico II.

Os interessados precisam apresentar originais e cópias do RG e CPF no momento da inscrição, sendo necessário ter no mínimo 15 anos completos. Caso o interessado seja menor de idade, a matrícula deve ser feita pelos pais ou responsáveis legalmente reconhecidos. É possível também realizar a matrícula por procuração, com assinatura conforme documentação oficial, sem a necessidade de apresentar os documentos do aluno e do procurador.

As aulas têm previsão de início para o dia 5 de agosto, com uma carga horária total de 60 horas, uma vez por semana, até o mês de dezembro. A gestora geral do CAS, Flávia Barbosa, ressalta que a distribuição das fichas de inscrições por turmas e turnos visa organizar melhor o curso e garantir uma excelente experiência aos participantes.

Alguns alunos já garantiram suas vagas no curso básico I, como Aline Genézio da Silva, técnica de enfermagem, que considera importante ter conhecimento básico em Libras para melhor atender pessoas com surdez. Outra participante, Isabely Macena, destaca a importância de dominar a língua de sinais e como isso pode ser um diferencial tanto no mercado de trabalho quanto na faculdade.

Além dos cursos básicos de Libras, o CAS Professora Joelina Cerqueira oferece formação para professores de todas as redes de ensino e atendimento especializado para alunos surdos. Comemorando 18 anos de funcionamento, o centro segue contribuindo para a inclusão e acessibilidade de pessoas surdas na sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo