Secretaria de Educação oferece 300 vagas em curso gratuito de Libras no Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez, na Jatiúca.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está oferecendo uma oportunidade única para aqueles que desejam aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras). São 300 vagas disponíveis para cursos gratuitos no Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS) Professora Joelina Cerqueira, localizado na Jatiúca. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (26) e as aulas terão início no dia 5 de agosto.

Para se inscrever, os interessados devem comparecer à sede do CAS a partir das 8h, portando os originais e cópias do RG e CPF. É necessário ter no mínimo 15 anos completos para participar do curso, e os menores de idade devem ter a matrícula realizada pelos pais ou responsáveis legais. A matrícula também pode ser feita por procuração, com assinatura conforme documentação oficial.

Segundo Flávia Barbosa, gestora geral do CAS, as aulas serão realizadas uma vez por semana, de agosto a dezembro, totalizando 60 horas de curso. As turmas e turnos foram organizados para melhor distribuição das fichas de inscrições. A expectativa é alta, pois o curso de Libras é muito bem recebido e valorizado pelos participantes.

Profissionais de diferentes áreas, como Aline Genézio da Silva, técnica de enfermagem, estão interessados em expandir seus conhecimentos e poder se comunicar melhor com pessoas surdas. Aline ressalta a importância de pelo menos ter um conhecimento básico em Libras. Já Isabely Macena, acompanhada de três amigos, destaca que dominar a língua de sinais é um diferencial tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida acadêmica.

O CAS Professora Joelina Cerqueira, que completou 18 anos de funcionamento, além de oferecer cursos básicos de Libras I e II para a comunidade em geral, também disponibiliza formação para professores de todas as redes de ensino e atendimento especializado para alunos surdos. Essa iniciativa visa promover a inclusão e a acessibilidade para todos, contribuindo para uma sociedade mais igualitária e consciente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo