Ícone do site Pauta Capital

Sesau promove quarto ciclo de capacitação sobre toxoplasmose gestacional para profissionais do Agreste e Sertão de Alagoas.

Nesta terça-feira, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu o quarto ciclo de capacitação sobre toxoplasmose gestacional para técnicos de municípios do Agreste e Sertão de Alagoas. O evento, que ocorreu no Campus do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) de Palmeiras dos Índios, contou com a participação de aproximadamente 150 profissionais da área de saúde.

A capacitação teve como objetivo qualificar as equipes para lidar de forma mais eficiente com casos de toxoplasmose em gestantes e quadros congênitos da doença. Lavinia Silva, assessora técnica da Sesau, ressaltou a importância do diagnóstico precoce da toxoplasmose para evitar possíveis sequelas e óbitos fetais. Ela destacou a relevância de capacitar os técnicos municipais para oferecer uma assistência qualificada às gestantes.

A médica pediatra neonatal da Sesau, Syrlene Patriota, enfatizou a importância dos exames e consultas pré-natais para prevenir a transmissão vertical da toxoplasmose. Segundo ela, seguir as recomendações adequadas durante o período gestacional pode diagnosticar e tratar a doença a tempo, preservando a saúde do bebê.

Bianca Suruagy, assessora técnica da Gerência de Vigilância Epidemiológica da Sesau, ressaltou que a capacitação faz parte do compromisso da gestão estadual em oferecer educação continuada aos profissionais de saúde. Ela enfatizou que a Sesau atua oferecendo apoio técnico para os municípios, garantindo uma assistência qualificada e atualizada para a população.

Ao promover o IV Ciclo de Capacitação sobre Toxoplasmose Gestacional, a Sesau demonstra seu compromisso com a melhoria da saúde materno-infantil em Alagoas. O evento reuniu profissionais engajados em aprimorar seus conhecimentos e práticas, visando oferecer um atendimento de qualidade e contribuir para a redução dos índices dessa doença na região.

Sair da versão mobile